sábado, 16 de abril de 2011

Fisioterapia

Actualmente, muitas pessoas vêem a fisioterapia apenas como um meio de reabilitação, estando ainda associada às massagens, o que torna essa ideia incompleta. No site da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF) encontra-se uma pequena definição das actividades exercidas por estes profissionais, sendo ela:
"O Fisioterapeuta colabora na recuperação, aumento ou manutenção das capacidades físicas dos deficientes, bem como na prevenção da incapacidade, para o que utiliza técnicas específicas da profissão."
Aqui fica o link dessa mesma associação para quem estiver interessado em alargar os seus conhecimentos sobre esta área: http://www.apfisio.pt/.
Segundo a página web do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, a fisioterapia consiste "na identificação e na maximização da qualidade de vida e potencial de movimento dentro das esferas da promoção, prevenção, intervenção/ tratamento, habilitação e reabilitação. Isto abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social." Para isso, o fisioterapeuta não trabalha sozinho, interagindo com a família do utente/paciente e com outros profissionais de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário