domingo, 17 de abril de 2011

Massagens

Apesar de o fisioterapeuta não trabalhar unicamente com massagens, este é um dos métodos mais conhecidos pela sociedade. Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos do corpo, incluindo músculos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.
Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Massagem Terapêutica”. O uso de massagens terapêuticas é aconselhado em casos de dores musculares, dores relacionadas com posições incorrectas e em certos casos de recuperação pós-operatório. As manobras utilizadas na massagem terapêutica são auxiliadas com o uso de parafina, óleos e cremes terapêuticos, de origem natural.
O número de sessões necessárias depende principalmente do estado em que o paciente se sente ao longo do periodo de tratamento.
Este é apenas um tipo de massagem dentro de mais de 150 estilos diferentes.
É enorme a quantidade de informação que existe e para os mais curiosos, deixo aqui um link, do qual retirei alguma da informação que se encontra nesta publicação e que poderá ser útil para ficarem mais esclarecidos.
ECILA- Gabinete de Massagens Orientais

sábado, 16 de abril de 2011

Reabilitação. O que significa?

A reabilitação consiste na recuperação das aptidões físicas e psicológicas do utente/ paciente, com o intuito de este ganhar de novo a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia, sendo que se executa também com o objectivo de evitar e minimizar complicações. Durante este processo de reabilitação, não basta haver um programa que dite aquilo que irá ser feito na práctica para o doente recuperar, mas será também necessária bastante motivação e compreensão por parte deste e da sua família.
Existem diversas técnicas que poderão ser aplicadas no mesmo paciente, em diferentes fases bem determinadas. Exemplos dessas técnicas são a Mobilização Passiva, a Hidroterapia e a Bandagem.
Deixo agora o link de um blogue que disponibiliza bastante informação acerca da reabilitação motora:
"Desafio de uma vida"

Fisioterapia

Actualmente, muitas pessoas vêem a fisioterapia apenas como um meio de reabilitação, estando ainda associada às massagens, o que torna essa ideia incompleta. No site da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APF) encontra-se uma pequena definição das actividades exercidas por estes profissionais, sendo ela:
"O Fisioterapeuta colabora na recuperação, aumento ou manutenção das capacidades físicas dos deficientes, bem como na prevenção da incapacidade, para o que utiliza técnicas específicas da profissão."
Aqui fica o link dessa mesma associação para quem estiver interessado em alargar os seus conhecimentos sobre esta área: http://www.apfisio.pt/.
Segundo a página web do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, a fisioterapia consiste "na identificação e na maximização da qualidade de vida e potencial de movimento dentro das esferas da promoção, prevenção, intervenção/ tratamento, habilitação e reabilitação. Isto abrange o bem-estar físico, psicológico, emocional e social." Para isso, o fisioterapeuta não trabalha sozinho, interagindo com a família do utente/paciente e com outros profissionais de saúde.